Oficina Temática - Corrosão


      De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas.


      Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais não metálicos, como plástico, cerâmica ou concreto. Sem que se perceba, processos corrosivos estão presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano, pois podem ocorrer em grades, automóveis, eletrodomésticos e instalações industriais. Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento; isto sem falar dos acidentes e perdas de vidas humanas provocados por contaminações, poluição e falta de segurança dos equipamentos.
     
      Estima-se que uma parcela superior a 30% do aço produzido no mundo seja usada para reposição de peças e partes de equipamentos e instalações deterioradas pela corrosão (Nunes e Lobo, 1990). Cientificamente, o termo corrosão tem sido empregado para designar o Processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural dos materiais por um ataque eletroquímico, químico ou eletrolítico.

      Com base nesta definição, pode-se classificar a corrosão em: eletroquímica, química e eletrolítica.



      Meios Corrosivos


Atmosfera: o ar contém umidade, sais em suspensão, gases industriais, poeira, etc. Outros constituintes como poeira e poluentes diversos podem acelerar o processo corrosivo;

Solos: os solos contêm umidade, sais minerais e bactérias. Alguns solos apresentam também, características ácidas ou básicas. O eletrólito constitui-se principalmente da água com sais dissolvidos;

Águas naturais (rios, lagos e do subsolo): estas águas podem conter sais minerais, eventualmente ácidos ou bases, resíduos industriais, bactérias, poluentes diversos e gases dissolvidos.

Água do mar: estas águas contêm uma quantidade considerável de sais como o Cloreto, Sulfato, Bicarbonato, Brometo, Sódio, Magnésio, Potássio, Fluoreto, Cálcio, Estrôncio, Ácido Bórico.

Produtos químicos: os produtos químicos, desde que em contato com água ou com umidade e formem um eletrólito, podem provocar corrosão eletroquímica.










                                                                                                                     


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Agora observe as imagens a seguir :






Pensando no que acabou de ver, procure responder :


  • Quando ocorrem danos na pintura de veículos por risco  ou amassamento, ocorre após algum tempo, o aparecimento de ferrugem. Você poderia explicar quais são os fatores que contribuíram na corrosão do veículo?
brainstorm

  •  Por que no litoral observamos portas ou janelas de alumínio ou de madeira, sendo evitado o ferro?

  • Como funciona um Bafômetro ?


  •  Por que determinadas bijuterias escurecem ?


  • Por que determinadas frutas como a banana e a maçã, escurecem ?


  •  Por que a pintura de portões preservam os mesmos do enferrujamento ?


  • Para proteção dos cascos de navio, da ação da água do mar, utilizam-se os chamados metais de sacrifício que preservam o casco do navio contra a corrosão. Se a água do mar é salgada e o casco do navio é feito de ferro que é um metal, como é que outros metais denominados de “sacrifício”, poderão proteger o casco do navio ?



Professores envolvidos: 
Adriana Rodrigues Freitas Shotoko
Ana Maria Pomarino

                                                                                                                    

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6 comentários:

prof.mauroQ disse...

olà Adriana!gostei da abordagem do tema e das questões que levariam os alunos a pensar nos pontos mais relevantes. :)

Professora Natália disse...

Muito clara a aula!

Unknown disse...

Sou suspeita, porque sou sua admiradora, PARABÉNS!

Helô disse...

Muito bom Adriana! Já ouviu falar do Pilar de Ferro de Déli que não enferruja?

Unknown disse...

Adriana gostei da sua abordagem faz com que o aluno reflita sobre cotidiano e entenda a parte científica

Unknown disse...

Gostei da abordagem e apresentação. Muito bom