Relâmpagos e Raios

A primeira descarga do raio geralmente apresenta-se muito ramificada pois no seu caminho até o solo as cargas elétricas buscam o caminho mais fácil (em termos de menor resistência do ar) e não o mais curto (que seria uma linha reta).

O caminho mais fácil, geralmente em ziguezague, é determinado por diferentes características elétricas da atmosfera, que não é homogênea.

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões a 1 bilhão de Volts. Podem ter até 100 Km de comprimento e nesse caso envolvem mais de uma nuvem de tempestade.

créditos imagem: Climatologia Geográfica
fonte: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol2/Num1/raios.pdf

O ano-luz

O ano-luz é uma unidade de distância utilizada na astronomia.

Um ano-luz é a distância que a luz percorre, no vácuo, durante um ano.

Para calcular quanto vale a distância de 1 ano-luz é necessário saber a velocidade da luz no vácuo, que é 299792,458 km/s, e considerar que o tempo de um ano, de acordo com o calendário gregoriano, é de 365,2425 dias.

Agora basta transformar os dias do calendário gregoriano em segundos e multiplicar pela velocidade da luz no vácuo.
Assim teremos a informação de que um ano-luz é 9.460.536.068, 016 km (9,46 trilhões de quilômetros).

www.astronomiaqui.com

Arco-íris

O arco-iris tradicional, como nós o conhecemos, é formado basicamente pela refração da luz solar nas gotículas de água presentes na atmosfera após alguma precipitação, que as torna miríades de micro-prismas, decompondo a luz branca do Sol (aliás, o Sol não é amarelo, é branco, nós o vemos assim devido aos efeitos atmosféricos), em sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

É o mesmo efeito do prisma, que aprendemos na escola: cada cor é refletida em um ângulo diferente e muda de direção ao retornar para a atmosfera.

A cor vermelha é a que se propaga mais rápido, formando a faixa superior do arco-íris. A violeta, a mais lenta, aparece na parte inferior.