Tabela Periódica - Compreender para Aprender



No início séc. XIX, eram conhecidos cerca de 30 elementos químicos, já na metade desse século o número dobrou e desde então, pelo menos até hoje, temos 118 elementos conhecidos e classificados na Tabela Periódica.
Destes 118 elementos:
*11 encontram-se no estado gasoso - H, N,O,F,Cl, He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn
* 2 encontram-se no estado líquido - Br, Hg
* 77 encontram-se no estado sólido
* 28 são sintéticos (sólidos)

A estrutura da Tabela é determinada por períodos e famílias.

Os períodos estão em uma sequência  horizontal de visualização, onde os elementos aparecem em ordem crescente de número atômico (um número inteiro) em sete linhas, sendo determinados como sete períodos.

As Famílias (ou grupos) encontram-se em uma sequência vertical, com visualização por colunas diferenciadas em A e B. Normalmente, são mais estudadas as famílias A ( 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A e 8A) ou respectivamente elementos dos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 conhecidos como elementos representativos. Os grupos de 3 a 12 são chamados elementos de transição, onde os lantanídeos e actinídios são denominados elementos de transição interna.

Os elementos tem Nome e usam uma terminologia com abreviatura para os Símbolos.

É importante que fique claro que os símbolos devem ser escritos com letra  maiúscula, quando se trata da primeira letra. A segunda letra quando houver, é para diferenciação e deverá sempre ser escrita com letra minúscula.

Um exemplo prático disto:

Co   ---- 1  elemento químico Cobalto
CO  ---- 2 elementos químicos: C=Carbono  O= Oxigênio

Perguntas sempre surgem em relação ao nome e símbolo. Como exemplo, por que o símbolo Ag se o nome do elemento é prata ? Qual a relação disso?

Simplesmente por que a maioria dos elementos são derivados dos seus nomes em latim, portanto o Ag é de Argentum que significa brilhante conhecido para nós como Prata; o Ouro é Au, por que significa amarelo.

Alguns coincidem com nosso português. Outros vem de origem grega, como o hidrogênio (hydros-gen, "gerador de água"). Alguns elementos tiveram seus nomes associados a planetas, corpos celestes, figuras mitológicas, superstições ou lugares.


Bons Estudos.

Acesse também



Nenhum comentário: