PRECIPITAÇÃO ÚMIDA - FORMAÇÃO DE NUVENS, CHUVA, NEVE E GRANIZO



A quantidade total de água no planeta Terra tem permanecido constante nos últimos 500 milhões de anos. A  distribuição dos volumes estocados nos principais reservatórios de água da Terra, mostra que 97,5% do volume total constitui os oceanos e mares e somente 2,5% é de água doce. Porém a maior parte dessa água ou se encontra congelada nas calotas polares e nas geleiras ou se situa no subsolo. Assim, somente 0,3% encontra-se acessível, podendo ser utilizada pelo ser humano para irrigação e usos gerais.

As condições ambientais do planeta Terra possibilitam que a água seja encontrada nos três estados físicos onde realiza uma troca contínua   com os três reservatórios principais-oceanos, continentes e atmosfera mais conhecida como ciclo da água ou hidrológico.

O aquecimento da superfície do planeta  pela radiação solar é responsável pela evaporação contínua dos oceanos, rios e lagos. O vapor é transportado para outros lugares distantes pela circulação geral da atmosfera. Durante esse transporte, parte desse vapor vai sendo condensado devido ao arrefecimento,  formando as nuvens que podem originar a precipitação. 

As partículas responsáveis pela ocorrência das nuvens são higroscópicas,  isto é, tem afinidade por água e  para formação das chuvas é necessário que as gotículas de água cresçam em volume suficiente para caírem sendo indispensável o aporte de massa de ar úmida e condições de temperatura e pressão que favoreçam a condensação do vapor de água.

A precipitação pode ocorrer nas fases líquida ou sólida quando falamos de chuva de granizo ou neve. Curiosamente a água no estado sólido apresenta estrutura cristalina quando se trata de neve e granular e quando falamos de granizo. Esses são formados quando o vapor d´água da atmosfera se condensa a uma temperatura inferior a 0º C e passa diretamente para o estado sólido.

Se  a condensação for lenta e progressiva, o gelo forma cristais mais ou menos regulares sendo simples ou complexos, originando a neve. Se a solidificação for rápida produz gelo em massas disformes com pequenos traços cristalinos de forma granulosa, dando origem ao granizo.


fonte: Quimica nova na Escola

SMOG FOTOQUÍMICO



A palavra smog é de origem inglesa e formada pela união de smoke (fumaça) e fog (neblina, nevoeiro). 

É um fenômeno fotoquímico caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos como aldeídos, dióxido de nitrogênio, ozônio, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis. 

Geralmente, o smog se forma em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores.

O smog causa um efeito visual característico, deixando sobre a cidade uma camada cinza de ar.

A presença destes poluentes são maléficos ao sistema respiratório das pessoas. Podem provocar tosse, sensação de aperto no peito, asma e outras doenças.

AS ESCALAS TERMOMÉTRICAS



Escala Celsius: foi elaborada em 1742 pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo (0°C) e de ebulição da água (100°C).

Escala Fahrenheit: foi criada a partir dos estudos realizados por Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), por volta de 1742. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa. Ele determinou que água vira gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F.

Escala Kelvin: teve origem dos princípios estabelecidos por Lord Kelvin (1824-1907), físico de origem irlandesa, que atribuiu o zero absoluto da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius.

A escala Kelvin é a mais utilizada em cálculos para Química e Física. Basta somar 273 ao valor atribuído na escala Celsius e obterá o resultado em Kelvin. No modo inverso, basta subtrair 273 da escala em Kelvin e poderá obter o valor em graus Celsius.

TK = TC + 273 , onde TK  Temperatura em Kelvin e TC temperatura em graus Celsius.



Fontes: