PRECIPITAÇÃO ÚMIDA - FORMAÇÃO DE NUVENS, CHUVA, NEVE E GRANIZO



A quantidade total de água no planeta Terra tem permanecido constante nos últimos 500 milhões de anos. A  distribuição dos volumes estocados nos principais reservatórios de água da Terra, mostra que 97,5% do volume total constitui os oceanos e mares e somente 2,5% é de água doce. Porém a maior parte dessa água ou se encontra congelada nas calotas polares e nas geleiras ou se situa no subsolo. Assim, somente 0,3% encontra-se acessível, podendo ser utilizada pelo ser humano para irrigação e usos gerais.

As condições ambientais do planeta Terra possibilitam que a água seja encontrada nos três estados físicos onde realiza uma troca contínua   com os três reservatórios principais-oceanos, continentes e atmosfera mais conhecida como ciclo da água ou hidrológico.

O aquecimento da superfície do planeta  pela radiação solar é responsável pela evaporação contínua dos oceanos, rios e lagos. O vapor é transportado para outros lugares distantes pela circulação geral da atmosfera. Durante esse transporte, parte desse vapor vai sendo condensado devido ao arrefecimento,  formando as nuvens que podem originar a precipitação. 

As partículas responsáveis pela ocorrência das nuvens são higroscópicas,  isto é, tem afinidade por água e  para formação das chuvas é necessário que as gotículas de água cresçam em volume suficiente para caírem sendo indispensável o aporte de massa de ar úmida e condições de temperatura e pressão que favoreçam a condensação do vapor de água.

A precipitação pode ocorrer nas fases líquida ou sólida quando falamos de chuva de granizo ou neve. Curiosamente a água no estado sólido apresenta estrutura cristalina quando se trata de neve e granular e quando falamos de granizo. Esses são formados quando o vapor d´água da atmosfera se condensa a uma temperatura inferior a 0º C e passa diretamente para o estado sólido.

Se  a condensação for lenta e progressiva, o gelo forma cristais mais ou menos regulares sendo simples ou complexos, originando a neve. Se a solidificação for rápida produz gelo em massas disformes com pequenos traços cristalinos de forma granulosa, dando origem ao granizo.


fonte: Quimica nova na Escola