Mudança de estado físico: Gelo seco e Sublimação

Como é feito o gelo seco?



O gelo seco NÃO é feito de água, mas sim de dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico (CO2), o mesmo gás que eliminamos no processo da respiração. Esta substância está presente naqueles “carrinhos de sorveteiro” para impedir o derretimento dos picolés, conservação no transporte de órgãos e medicamentos, festas e casas de shows que soltam aquela "fumaçinha" e dão o clima de mistério, em algumas bebidas dando sofisticação ao drink, etc. O gelo seco nada mais é do que CO2  (gás carbônico) no estado sólido.

Para produzi-lo, o gás carbônico é colocado em um tanque sob alta pressão (aproximadamente 20 atm) e resfriado a uma temperatura de -28ºC. A seguir, elimina-se a pressão e o gás expande. Com isso, parte da matéria-prima se solidifica.

Vale lembrar que é muito perigoso manipulá-lo com as mãos desprotegidas pois ele é realmente frio e atinge a temperatura de -78ºC , podendo causar queimaduras e ulcerações. Um grande exemplo é se as mãos estiverem molhadas ou úmidas. O gelo seco congela instantaneamente e fica "colado" podendo causar queimaduras severas devido a baixa temperatura.




A famosa “fumaça” liberada pelo gelo seco é devido ao processo de sublimação  que nada mais é que a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem antes passar por uma fase líquida. Por esse motivo que ele é chamado assim: "Gelo SECO".