Ligações Químicas



Milhares de substâncias são formadas por átomos combinados, podendo ser do mesmo elemento químico, ou de dois ou mais elementos.

Essas combinações entre átomos é conhecida como ligação química e para que possamos compreender o que ocorre, é preciso conhecer um grupo na qual não existem átomos unidos a outros átomos. Esse pequeno grupo, são conhecidos como gases nobres e são apenas seis elementos:

He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn

São átomos estáveis isolados, não unidos a outros átomos e que até hoje não foi conhecida nenhuma substância NATURAL, na qual átomos de gases nobres estejam combinados entre si ou com átomos de outros elementos.

A regularidade desse grupo é a observação de sua camada de valência que possui 8 elétrons ( ou 2 quando se trata da camada K do elemento He ).

A interpretação das ligações químicas está no fato de os átomos para adquirirem estabilidade, unem-se uns aos outros afim de ter uma configuração eletrônica estável, como na camada de valência dos gases nobres, sendo conhecida como regra do octeto.


Observe que os átomos dos elementos das famílias 1A, 2A e 3A, apresentam tendência acentuada a perder elétrons da camada de valência. Os átomos dos elementos das famílias 5A, 6A e 7A, apresentam, de modo geral, tendência a receber elétrons para ficar com 8 elétrons na camada de valência.
Você deve se lembrar que as cargas positivas nunca se alteram e que para o átomo elétricamente neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons. 

Quando o átomo perde elétrons, ou seja, suas cargas negativas serão menores em relação à carga de prótons (positiva), daí o motivo das famílias 1A, 2A, 3A ficarem positivas, por que a carga estará em excesso em relação a comparativa inicial de átomo neutro, não houve aumento de carga nuclear (positiva), ela se manteve constante, apenas perdeu-se elétrons, então transforma-se em um íon positivo que chamamos de cátion.


Da mesma maneira quando o átomo ganha elétrons, ele terá uma carga de elétrons maior em relação ao que tinha antes, portanto fica negativo. A carga de prótons também continua a mesma o que ocorre é o aumento da carga de elétrons, formando um íon negativo que chamamos de ânion, e são percebidos nas famílias 5A, 6A e 7A.




consulta e créditos de imagem
http://www.profpc.com.br/2002-21-131-12-i001.jpg
http://i1.ytimg.com/vi/72NtqdW8Wb4/hqdefault.jpg