MATERIAL X SUBSTÂNCIA

Do ponto de vista operacional da Química podemos definir que:


MATERIAL -  é a porção da matéria que contém mais de uma substância. Em geral a matéria se apresenta como material e não como substância. Podemos dizer que os materiais são misturas de substâncias. Como exemplo temos o ar que é formado pelas misturas de gases, o solo é formado pela combinação de minerais, o leite é uma mistura de substâncias como água, ácido lático, cloreto de sódio, etc. Na natureza, poucas são as substâncias encontradas dissociadas umas da outras.

SUBSTÂNCIA - é formada por elementos específicos em proporções específicas que possuem um conjunto de propriedades e de composição definida. O termo SUBSTÂNCIA é empregado quando o material tem um grau de pureza adequado aos parâmetros experimentais a que se destina. Para os químicos, PURO significa que contém uma só substância mas, pureza é um conceito RELATIVO que serve para caracterizar se um material foi adulterado ou não, se é de boa qualidade, se não está contaminado, se  é de origem natural ou se passou por adição de substâncias ou materiais.
 
Assim, os materiais encontrados na natureza ou nos produtos que consumimos, são em geral, MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS.
 
Já uma MISTURA é uma porção de matéria que corresponde à adição de duas ou mais substâncias puras. A partir do momento em que elas são adicionadas, deixam obviamente de ser consideradas substâncias puras e passam a ser as substâncias COMPONENTES da mistura.

Nenhum comentário: