Origem da Química - Fenômenos

Química é uma palavra de origem Grega = Chyma ou egipcia = Khemia, que significam fundir, derreter.


Ela estuda a matéria, sua composição e suas transformações.



Grave os Fenômenos: SUPER FÁCIL!!!

- FÍSICOS: não há formação de novas substâncias,você tem uma mudança de estado físico da matéria . Exemplo do papel que se for amassado, picado, rasgado... continua sendo PAPEL picado , amassado ou rasgado, nesse caso NÃO EXISTE transformação da matéria, apenas mudança de estado físico. Da mesma maneira a Água. Se ela estiver congelada, evaporada ou líquida, não deixa de ser água. Água líquida, aguá sólida (gelo), vapor d´água, aqui só existe mudança de estado físico.

-QUÍMICOS: existe formação de novas substâncias. As alterações são percebidas visualmente como a mudança de cor, efervescência, formação de um sólido (precipitado). Exemplo do papel queimado, existe mudança de cor e diminuição de massa, da mesma maneira que a madeira que quando queimada muda de cor, diminui de tamanho em razão da perda de massa e se TRANSFORMA EM CARVÃO. Qdo existe transformação profunda na estrutura da matéria, temos uma transformação QUÍMICA.

**Qualquer coisa que derreta, congele, evapore, se liquefaça, solidifique, funda, sublime, compondo o esquema de mudanças de estado físico ou de agregação da matéria É UM FENÔMENO FÍSICO !!!

dicas

Quem for seguindo novas postagens poderá perceber que a química não é tão difícil assim se a simplificarmos.
Esse é o meu objetivo, tendo em vista o aproveitamento de aprendizado mediante conhecimento prévio.
Meus Agradecimentos e acompanhem...